terça-feira, 25 de agosto de 2009

História do Bardo

Muita gente se pergunta: afinal o que é ser bardo? Quando um grupo de amigos resolveu criar um espaço dedicado à gastronomia e à cultura,encontraram a resposta numa bela e mística história que já dura seis mil anos.

A origem dos bardos remonta à civilização celta, que se espalhou pela Europa a partir de 4000 a. C.. Os Celtas, como tantas outras civilizações com origem na antiguidade, tinham duas características fundamentais: baseavam suas crenças nas forças da natureza e perpetuavam sua cultura de forma oral, apesar de possuir uma escrita rudimentar.

Na sua estrutura social, cabia aos Druidas a guarda de todo seu conhecimento. Estes sacerdotes assumiam diversas funções, como a de juízes, médicos e historiadores e também de músicos e poetas. Estes druidas foram chamados pelos romanos de bardus, que em latim significa “poeta e cantor”.

No decorrer da história da humanidade o conceito de bardo se estendeu a todo artista ou disseminador da cultura, desde os trovadores e menestréis da Idade Média aos cancioneiros e cordelistas do Nordeste brasileiro. Ser bardo é praticar e sociabilizar a cultura em todas as suas dimensões.

O Bardo Batata resgatou esta história porque assumiu como missão resgatar a tradição bárdica, cujos poderes são a magia das palavras, dos sons e da música. E por que não, das imagens. E o mais importante: os bardos guardam sua cultura e tradição mas são abertos a outras manifestações, pois desde que surgiram, sua relação com a natureza é plural, ou seja, democrática por essência.

Bardos e bardas de todos os mundos, bem-vindos ao Bardo Batata!

Nenhum comentário: